Mato Grosso, S�bado, 18 de Maio de 2024     
Novo Portal
Projeto que estuda pragas domésticas em Cáceres retorna aos bairros
Projeto que estuda pragas domésticas em Cáceres retorna aos bairros
15/12/2006 14:29:54
por Coordenadoria de Comunicação Social

Equipe composta por 11 professores e acadêmicos de Iniciação Científica da Unemat em Cáceres, envolvidos nos projetos "Pragas domésticas em Cáceres" (PDC) e "Pragas em ambiente hospitalar e ambulatorial" (PHC), visitaram ontem e hoje (15.12) os moradores de cinco bairros da cidade que colaboraram para o desenvolvimento dessas pesquisa.

Em cada localidade envolvida, Nova Era, Paraíso, Guanabara, Centro e Jardim Padre Paulo, o projeto contou com pelo menos cinco moradores, que autorizaram o estudo e o acompanhamento trimestral de pragas em seus ambientes domésticos, durante 2 anos. Também contribuíram com suas opiniões e percepções acerca da importância, ocorrência e fatores ambientais que favorecem ou desfavorecem as pragas.

Hoje, a equipe do projeto retorna aos bairros com uma nova missão: agradecer pessoalmente aos colaboradores de cada comunidade e, também, para entregar folders educativos- material produzido como um dos resultados da pesquisa, trazendo informações básicas sobre as pragas estudadas, como os riscos e formas de controle.

O professor responsável explica que é fundamental levar os resultados à sociedade. “Dessa forma, a Unemat cumpre com aspectos éticos fundamentais: respeito, reconhecimento, gratidão e retorno à comunidade dos conhecimentos resultantes da pesquisa. Eles ajudam a construir uma Universidade mais forte e importante para a sociedade na qual se insere”, disse o coordenador, Arno Reider.

Ele conta que na fase inicial do projeto, 170 pessoas foram escolhidas aleatoriamente, em diferentes bairros da cidade, para participarem como informantes. “Ao serem entrevistadas, elas indicaram quais seriam as pragas mais importantes na sua concepção”.

A partir de uma longa lista inicial, foram selecionadas as 10 pragas domésticas mais frequentemente indicadas para serem estudados especificamente nas fases seguintes do projeto. Foram elas: Aranhas, Baratas, Cachorros, Carrapatos, Cupins, Escorpiões, Formigas, Moscas, Mosquitos e Ratos.

A pesquisa resultou em textos informativos para a comunidade, escritos em linguagem simples e direta, distribuídos em Cáceres, 21 municípios do sudoeste de Mato Grosso e em alguns outros estados brasileiros (RS, RJ,SE, BA). O trabalho foi também divulgado em eventos científicos locais (CONIC), nacionais (Congresso Brasileiro de Medicinal Tropical, em Aracajú) e internacionais (Congresso Mundial de Saúde Pública e Saúde Coletiva, realizado no Rio de Janeiro).

Danielle Tavares- Assecom/ Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 141861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada